Blog

Capacitação e Seleção dos Empreendedores do Programa Gênesis

Capacitação e Seleção dos Empreendedores Selecionados pelo Programa Gênesis

A capacitação e seleção das startups seguiram as seguintes fases conforme edital:

Na 1ª fase foram selecionados 150 projetos e seus membros receberam capacitação, no Ifes campus Colatina de 20 horas sobre modelo de negócios.

Ao capacitá-los em modelo de negócios, os empreendedores foram levados a pensar sobre a viabilidade do negócio, sobre a identificação de oportunidades, sobre a geração de valor, sustentabilidade e perenidade do negócio. Além disso, os empreendedores foram orientados no preenchimento do Anexo II a ser submetido à FAPES, como etapa subsequente da fase de seleção.

Os encontros de capacitação contaram com a parceria da Brooder, um estúdio de novos negócios que ajuda a criar ou co-criar produtos e spin-offs com serviços de desenvolvimento e investimento.

Das 150 propostas, 60 foram selecionadas pela FAPES para uma 2ª etapa e receberam uma nova rodada de capacitação do Ifes, também de 20 horas sobre como elaborar um plano de negócios. Nesta segunda capacitação, os empreendedores foram levados a pensar sobre o mercado e público-alvo, sobre modelos de receita, aspectos legais e regulatórios, estratégia de marketing e vendas. Por meio da delimitação do escopo da startup os empreendedores puderam vislumbrar a viabilidade do empreendimento. Além disso, a Brooder estimulou os empreendedores a construir um bom picth para vender a ideia na etapa seguinte de seleção do programa.

 

Os encontros de capacitação de plano de negócios aconteceram na biblioteca do Ifes Colatina entre os dias 19 e 22/09 e foram conduzidos pela equipe da Brooder.

Para a terceira e última fase, a seleção das 20 startups passou por dois estágios importantes. Valendo 80% da nota, consistia na submissão do Anexo III com o detalhamento do plano de negócio resumido da startup. E valendo 20% da nota, uma apresentação ao ecossistema local, em formato de pitch, onde as propostas foram avaliadas pelo público presente.

O evento de avaliação dos 60 pitchs pela população aconteceu no dia 23/11/2023, na Praça Sol Poente, dentro do evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo realizado pela Prefeitura de Colatina, denominado Colatina Conectada.

Para tanto, foram convidadas escolas de ensino médio e superior para estarem presentes durante a tarde, das 13h às 17h30m para avaliarem as propostas. Esse convite aconteceu de forma presencial nas salas de aula dias antes, ocasião em que a equipe técnica explicou aos alunos sobre a importância de fazer uma avaliação séria e de qualidade da startup durante o evento.

Como ferramenta de avaliação foi desenvolvido um aplicativo web em que os alunos acessavam o Wi-Fi da prefeitura disponibilizado e, via QR Code, baixavam a plataforma de avaliação. Ficou convencionado que o pitch de cada startup deveria ser apresentado em até 3 minutos. Ao final de cada apresentação, todos os presentes davam a nota na plataforma desenvolvida. O evento contou a apresentação de XX pitchs.

Após passarem por todo o processo de seleção e avaliação no ano de 2023, do total de 60 projetos, 20 foram selecionados para a etapa final de contratação e subvenção de R$ 30.000,00 para cada startup e mentoria durante 6 meses pela incubadora de empresas do Ifes campus Colatina

Conheça mais sobre a InovaCol

Mais Publicações